TERMOS DE USO DO SITE PARA AGÊNCIAS DE TURISMO

 

A Plataforma é licenciada para uso de seu sistema pelas agências de turismo para que essas forneçam seus pacotes de viagem através do aplicativo com o fim de auxiliar e dinamizar o dia a dia dos seus clientes.

 

A plataforma caracteriza-se pela prestação de serviço de software de aproximação via aplicativo entre agências de turismo e usuários da plataforma, para a venda de pacotes de viagem.

 

A utilização da plataforma é por prazo indeterminado e deverá seguir o disposto no Contrato de Prestação de Serviços, aceitando integralmente as presentes normas e comprometendo a observá-las, sob pena de aplicação de penalidades previstas em nossa legislação e no presente Termo.

 

A aceitação do presente Termo é imprescindível para acesso e fornecimento dos serviços pelas agências de turismo.

 

Ao optar por utilizar o nosso sistema seu relacionamento com a empresa VISITA LA está limitada a uma prestação de serviços independente e não um funcionário, agente, associado ou parceiro do nosso aplicativo por qualquer motivo.

 

Você atuará exclusivamente em seu próprio nome e em seu benefício próprio, e não em nome ou em benefício da VISITA LA. Você reconhece e concorda que tem total autonomia para anunciar os pacotes de viagens, sem se envolver em outras atividades comerciais ou de emprego.

 

DA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA

O aplicativo terá funcionamento por 24 (vinte e quatro) horas, 7 (sete) dias por semana, porém a navegação no site pelas agências e no aplicativo pelos usuários poderá ser interrompida, limitada ou suspensa para fins de atualização e/ ou modificações da plataforma, sempre visando entregar o melhor serviço para os usuários.

 

DO CADASTRO DA AGÊNCIA NA PLATAFORMA

Para acessar o sistema, as agências de turismo deverão fazer o cadastro de suas agências, informando dados completos, como razão social, CNPJ, endereço da agência, responsável legal, para que os usuários possam fazer as escolhas de seu pacote de viagem.

 

A responsabilidade pelo preenchimento e veracidade dos dados são de inteira responsabilidade das agências de turismo, e havendo qualquer alteração e/ou modificação dos dados, deverá sempre mantê-los atualizados.

 

Para a garantia de confiabilidade, a agência deverá junto ao cadastro anexar em uma pasta zipada, os seguintes documentos:

 

-       Contrato Social da Empresa;

-       Certidão Negativa de Débitos Municipal;

-       Certidão Negativa de Débitos Estadual;

-       Certidão Negativa de Débitos Federal;

-       Certidão Negativa da Justiça Estadual;

-       Certidão Negativa da Justiça Federal;

-       Certidões Negativa de Ações e Débitos Trabalhistas.

-        

Os pacotes serão liberados para venda após a verificação da documentação da empresa que está se cadastrando, para trazer maior segurança e confiabilidade aos usuários da plataforma.

 

Os documentos da empresa (agência de turismo) deverão ser atualizados a cada 06 meses, sendo que caso não atualize os dados e certidões, a Plataforma poderá aplicar as sanções previstas no presente.

 

A agência deverá ter conta no mercado pago, para vinculação ao sistema e recebimento dos valores referentes aos pacotes de viagens.

 

As agências comprometem-se a não repassar os dados cadastrais de acesso a plataforma para terceiros, responsabilizando-se integralmente pelo uso de seus dados dentro da plataforma.

 

Após a confirmação do cadastro, a agência possuirá um login e senha pessoal, a qual assegura a essa, a utilização dos serviços da plataforma. Assim, é de responsabilidade da agência a manutenção da referida senha de maneira confidencial e segura, evitando acesso indevido às informações pessoais existentes na plataforma.

 

As atividades realizadas dentro da plataforma serão de responsabilidade da agência de turismo, sendo responsável pelo uso indevido do sistema.

 

A agência poderá requerer o cancelamento do seu cadastro dentro da plataforma, nos termos dispostos no Contrato de Prestação de Serviços assinado entre plataforma e agências de turismo.

 

DOS SERVIÇOS DA PLATAFORMA

A plataforma irá disponibilizar para as agências um conjunto de funcionalidades e ferramentas para otimizar as vendas de pacotes de viagens.

 

DO PREENCHIMENTO DE PACOTES DE VIAGENS

As agências deverão preencher dentro do sistema as viagens que serão oferecidas para os usuários, sendo sua responsabilidade o preenchimento correto das informações.

 

Quando tratar-se de passeios de ecoturismo, em que haverá local de embarque pré-determinado (de "coleta"), nas respectivas cidades, a agência deverá informar locale horárioem que os usuários precisam estar para realização da viagem, podendo ser mais de um local. A agência deverá informar quais os documentos necessários para o embarque.

 

Devem ser informados quais os documentos necessários para aquisição de cada pacote cadastrado no sistema, incluindo dados médicos, e passaporte vacinal dependendo da localidade, tais como febre amarela e COVID-19, ou qualquer outro documento específico.

 

A agência deverá informar no cadastro das viagens quais os serviços que estão e não estão inclusos no pacote.A responsabilidade do preenchimento correto das informações passadas aos usuários é da própria agência de turismo. Caso cadastre informações que não correspondem com a realidade, poderá sofrer sanções previstas no presente documento, sem prejuízo das demais ações judiciais cabíveis pelo usuário que se sentiu lesado.

 

No caso de viagem internacional, a agência deverá informar sobre a necessidade de passaporte, visto e se o encaminhamento da documentação é de responsabilidade da agência ou do próprio usuário.

 

Poderão ser adicionadas fotos do pacote que serão oferecidos. As agências ao publicar fotos deverão atentar sobre os direitos autorais e o direito de imagem das fotos compartilhadas, sob pena de responsabilização civil e criminal.

 

DOS DOCUMENTOS PESSOAIS DE USUÁRIOS

Os usuários poderão anexar documentos pessoais para permitir que a empresa forneça as informações necessárias para realização das viagens.

 

As agências terão acesso aos dados dos usuários, apenas após os usuários fazerem uma reserva de pacote oferecido por esta.

 

Em sendo necessários documentos de forma física, é responsabilidade da agência combinar com o usuário a entrega em local indicado por esta.

 

DOS PREÇOS

A plataforma se reserva no direito de reajustar unilateralmente, a qualquer tempo, os valores dos serviços oferecidos, sem consulta prévia e anuência das agências de turismo.

 

Os valores dispostos no Contrato de Prestação de Serviços serão mantidos pelo prazo do contrato, sem alteração para aqueles que já possuem vínculos na plataforma, salvo se estipulado o reajuste no Contrato de Prestação de Serviços.

 

O pagamento dos valores pelo pacote de viagens será realizado através da plataforma mercado pago, não tendo acesso aos dados financeiros dos usuários da plataforma. O percentual estipulado no Contrato de Prestação de Serviços será repassado diretamente pelo mercado pago, sendo necessário que as agências de turismo tenham cadastro na plataforma financeira.

 

As agências não poderão informar outras formas de pagamento no site, sob pena de sofrer as sanções aqui previstas, sem prejuízo das demais sanções previstas na legislação brasileira.

 

O mercado pago poderá manter retido o pagamento dos valores referente aos pacotes de viagem pelo prazo de 30 dias, conforme determinações da própria empresa.

 

No caso de haver taxa de turismo a agência já deve oferecer o pacote com a taxa incluída no valor total.

 

A responsabilidade de emissão de nota fiscal é da agência de turismo responsável pela prestação de serviço.

 

CÓDIGO PROMOCIONAL

As agências poderão dentro da plataforma criar códigos promocionais para beneficiar os usuários com descontos nos pacotes cadastrados na plataforma.

 

DO CANCELAMENTO DOS PACOTES DE VIAGENS

O usuário poderá cancelar a contratação dos pacotes de viagem nos termos definidos pela agência de turismo, no momento da contratação. Se o pacote de viagem for contratado com mais de 1 mês de antecedência da data da viagem, o usuário poderá cancelar os serviços em até 7 (sete) dias da contração, exercendo seu direito de arrependimento de acordo com o art. 49 do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990).

 

Se a compra do pacote de viagem for realizada em prazo menor de 1 mês para a viagem, o usuário renuncia ao direito de arrependimento.

 

No caso de cancelamento fora do prazo de direito de arrependimento ou quando renunciado este o usuáriopoderá realizar o pagamento da multa de 10% sobre o valor total do pacote de viagens contratado.

 

No caso de cancelamento da viagem por culpa exclusiva da agência de turismo, essa deverá ressarcir todos os valores pagos pelos usuários do aplicativo, pelos serviços não prestados, em um prazo máximo de 30 dias.Nessa situação, a agência deverá manter o pagamento do percentual da plataforma para o aplicativo.

 

O reembolso é realizado através do mercado pago, o sistema não interfere nas questões financeiras, não tendo acesso a qualquer dado financeiro tanto das agências quanto dos usuários.

 

No caso de haver remarcação de viagem por parte da agência, o usuário poderá optar pelo cancelamento da viagem, sendo que a agência deverá realizar o estorno do valor ou ainda no caso de o usuário optar por manter a viagem, não poderá cobrar valores extras, salvo se novos serviços forem adicionados.

 

Se na data da viagem o usuário não comparecer sem justificativa prévia (no-show), não terá direito ao ressarcimento de valores referente a viagem adquirida.

 

DO SUPORTE

As agências poderão entrar em contato com o suporte da plataforma, em caso de dúvida, sugestão ou problema de utilização da plataforma, através do e-mail: suporte@visitala.com.br.

 

O serviço de suporte será disponibilizado de segunda a sexta, das 10h às 18h e sábado das 06h às 08h.

 

DOS DIREITOS AUTORAIS

A propriedade intelectual do aplicativo é da VISITA LA SOFTWARE LTDA., não podendo as agências de turismo cadastradas reproduzirem no todo ou em parte, sem autorização expressa dos desenvolvedores.

 

No caso de violação dos direitos autorais serão tomadas as medidas judiciais cabíveis. 

 

DA PROTEÇÃO DE DADOS

A coleta e tratamento de dados em relação aos usuários do aplicativo serão realizadas nos termos do art. 7º, I e V da Lei Geral de Proteção de Dados, que se referem ao consentimento fornecido pelo titular do dado e a execução do contrato, quando fechado algum pacote de viagens.

 

Os dados poderão ser utilizados, caso seja necessário, para cumprimento de obrigação legal ou regulatória, ou ainda para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral, nos termos do art. 7º II e VI da Lei 13.709/2018.

 

A agência se compromete a garantir o sigilo quanto a todas as informações recebidas dos usuários da plataforma, não as utilizando em proveito próprio ou de terceiros. As informações fornecidas não poderão ser compartilhadas com terceiros, salvo quando necessário para prestação do serviço, qual seja, viabilizar a realização do pacote adquirido.

 

As agências de turismo declaram que estão adequadas à Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados), armazenando todo e qualquer dado em ambiente seguro.

 

Em cumprimento à Lei Geral de Proteção de Dados, deverá ser respeitada a privacidade dos dados fornecidos na plataforma de acesso pelas agências de turismo, comprometendo-se a proteger e manter em sigilo qualquer dado pessoal fornecido salvo caso em que seja obrigado a revelar informações a terceiros, como por exemplo, autoridade públicas.

 

Não poderão ser compartilhados os dados dos sócios da empresa VISITA LA SOFTWARE LTDA., com exceção ao que for necessário para cumprimento do presente contrato e obrigações legais.

 

Deve-se manter o sigilo sobre todas as informações que serão fornecidas durante a utilização da plataforma, bem como o sigilo e proteção de toda e qualquer informação pessoal trocada durante a relação aqui estabelecida.

 

Havendo qualquer exposição de dados pessoais dos usuários do aplicativo por ocasião de qualquer falha na segurança dos usuários da agência de turismo, a responsabilidade pelas penalidades cíveis e criminais é da própria agência. Eximindo a plataforma de qualquer responsabilidade.

 

DA CONFIDENCIALIDADE

É obrigação de quem utilizar a plataforma manter o sigilo, tanto escrito quanto verbal, sobre qualquer informação e documento sob sua responsabilidade, a que tiver acesso em virtude de tratamento de dados, não podendo repassar qualquer dado a terceiros, exceto quando necessário para o desenvolvimento da prestação do serviço e normal funcionamento das atividades.

 

São consideradas como confidenciais e sigilosas toda e qualquer informação, referente ao negócio, seja de natureza técnica, operacional, comercial, jurídica, Know-how, invenções, processos, fórmulas e designs, planos de negócios, métodos, técnicas e experiências acumuladas, documentos, contratos, papéis, estudos, pareceres e pesquisas a que o empregado tenha acesso, seja por meio físico, eletrônico ou de forma verbal.

 

Todas e quaisquer informações confiadas aos usuários da plataforma somente poderão ser abertas a terceiros, mediante consentimento prévio e expresso de qualquer dos usuários do aplicativo mediante Termo de Aceite dos Termos de Uso do Aplicativo, ou, em caso de determinação judicial ou pedido de autoridades.

 

É responsabilidade das agências de turismo a não revelar, reproduzir, utilizar ou dar conhecimento, a terceiros, de dados, informações científicas ou materiais obtidos durante a relação aqui estabelecida, a não ser para prestação do seu serviço.

 

DAS INFORMAÇÕES DE VIAGENS DISPONÍVEIS NO APLICATIVO

Após confirmação de compra do pacote de viagens, a agência disponibilizará na plataforma os dados da viagem, sendo sua responsabilidade o preenchimento correto de informações.

 

As informações devem ser claras e verdadeiras, sob pena de incorrer em infração que poderá suspender o cadastro da empresa dentro do aplicativo.

 

Havendo taxa de turismo, a empresa deverá informar na descrição do pacote e fazer a cobrança direta do usuário ou a agência de turismo deverá incluir no valor, já ficando ciente dos valores de taxas e tributos.

 

Se for possível levar animais de estimação, a agência deverá informar aos usuários e qual o custo do transporte do animal. Esse custo deverá ser cobrado em separado pela agência de turismo.

 

Quando forem necessários dados médicos, de saúde, as agências deverão fazer a validação da documentação, nos termos da legislação vigente e deverá informar aos usuários quais informações e documentos serão necessários.

 

DA RESPONSABILIDADE

O aplicativo não interfere na escolha de passagens áreas, ônibus, hotéis, pousadas ou qualquer outro serviço da agência de turismo, não sendo responsável por qualquer situação que ocorra durante a viagem. O aplicativo é apenas um software de aproximação entre usuários e agências de turismo.

 

O Aplicativo “VISITA LA” não tem nenhum controle sobre os pacotes de viagem e se exime de quaisquer danos que os usuários possam sofrer durante o pacote adquirido através do aplicativo.

 

A plataforma tomará todos os cuidados ao cadastrar novas empresas de agência de turismo, exigindo toda documentação legal da empresa e certidões negativas, visando fornecer o melhor serviço de software de aproximação aos seus usuários.

 

Havendo brigas e agressões durante a viagem, a responsabilidade é da agência de turismo que ofereceu o pacote. O aplicativo exime-se de qualquer responsabilidade em relação aos usuários que adquiriram pacotes de viagens.

 

No caso de overbooking por parte da agência de turismo, a responsabilidade de ressarcimento e penalidade é da própria agência, eximindo o aplicativo de qualquer responsabilidade.

 

No caso de venda dos mesmos pacotes pela agência em diversos locais, essa se responsabiliza em fazer a dedução de lugares oferecidos no aplicativo.

 

No caso da agência de turismo vir a remarcar uma viagem que já haviam sido adquiridos e por esse motivo, o adquirente vir a cancelar o pacote, a responsabilidade de ressarcimento é da agência de turismo.

 

A agência não poderá realizar o descadastramento do sistema mercado pago, caso ainda tenha viagens a serem realizadas que foram oferecidas no aplicativo.

 

Não poderão ser incluídos links externos ou páginas que são para fins comerciais ou publicitários ou quaisquer informações ilícitas, violentas, pornográficas, xenofóbicas, homofóbicas, discriminatórias ou ofensivas. A responsabilidade em caso de penalidade em razão dos ilícitos cometidos será daquele que cometeu.

 

A plataforma é um software de aproximação para compra de pacotes de viagens, não se responsabilizando pela prestação dos serviços das agências de turismo. Após pagamento dos valores a inteira responsabilidade pela prestação dos serviços é das agências de turismo.

 

É de responsabilidade das agências fazer o download da lista de passageiros no prazo previsto pela nossa legislação, seja ela municipal, estadual ou federal, para informar os órgãos responsáveis. A empresa ainda deverá informar no sistema a data e horário final para os usuários adquirirem os pacotes oferecidos.

 

Quando for necessário dados médicos, de saúde, as agências deverão fazer a validação da documentação, nos termos da legislação vigente e deverá informar os usuários quais informações e documentos serão necessários.

 

É responsabilidade da agência informar quaisquer situações relacionadas aos usuários que tenham acontecido durante as viagens que sejam indevidas, ilícitas, contra moral e bons costumes ou que sejam contrárias as legislações vigentes, para que, em sendo o caso, o sistema faça exclusão do usuário para que esse não possa mais adquirir pacotes de viagens via aplicativo.

 

Em havendo menores de idade nos pacotes contratados, a agência se responsabiliza a solicitar a documentação do menor de idade, para fins de verificação da legalidade do menor realizar a viagem adquirida.

 

DAS AUTORIZAÇÕES ESPECIAIS

Sendo ofertados pacotes que possuem destinos que precisam de autorizações especiais de entrada, é responsabilidade da agência de turismo fornecer ou auxiliar o usuário do aplicativo no preenchimento e entrega para os responsáveis pela autorização.

 

DO COVIDE OUTRAS PANDEMIAS

As agências não poderão causar aglomerações nos pacotes oferecidos e deverão tomar todas as providências para que os usuários respeitem as normas sanitárias vigentes.

 

As agências deverão respeitar a norma vigente em relação à turismo durante a pandemia do COVID-19, inclusive em relação a questões de cancelamento, reembolso, remarcação. Não podendo a empresa passar a responsabilidade para o usuário, sendo sua inteira responsabilidade o cumprimento das obrigações legais.

 

DO DESCADASTRAMENTO

As agências poderão se descadastrar da Plataforma a qualquer momento, salvo se houver pacotes adquiridos ainda a serem realizados, devendo manter o compromisso com a realização das viagens adquiridas no aplicativo.

 

O sistema não permitirá o descadastramento de agências que possuam reservas em seus pacotes, por meio do aplicativo. Se por algum motivo, a agência conseguir se descadastrar, havendo compromisso a manter com a plataforma, além de ressarcir os usuários que haviam adquirido o pacote, indenizará a plataforma em 10% do valor total de pacotes adquiridos pelos usuários.

 

DAS SANÇÕES

A agência ao utilizar o sistema deverá preencher todas as informações de forma correta, clara e de acordo com a realidade do pacote oferecido, caso deixe de cumprir com o que foi acordado ou descumprir qualquer regra disposta no presente e na Política de Privacidade, a agência poderá sofrer as seguintes sanções:

 

I - Advertência;

II - Aplicação de multa de 10% do valor total de um pacote de viagem;

III – Suspensão da agência para oferecimento de pacotes de viagens por prazo a ser determinado pela VISITA LA SOFTWARE LTDA., a depender do tipo de penalidade cometida pela agência;

III - Exclusão do cadastro do sistema por prazo indeterminado.

 

Essas sanções apenas serão aplicadas em caso de descumprimento por parte da agência de turismo que oferece seus serviços em nosso sistema.

 

São critério de exclusão da agência do sistema:

 

I - A utilização de guia de turismo não credenciados no CADASTUR.

II - Oferecer o pacote de viagem e não cumprir na forma informada ao usuário, além de exclusão, deverá arcar com todos os prejuízos dos usuários e da plataforma.

III - Saída do local de embarque antes do horário marcado, a responsabilidade pelo ressarcimento das pessoas que foram prejudicadas pela saída antecipada é das agências de turismo que descumpriram o contratado.

IV - Não inclusão da taxa turismo no valor total da viagem;

V – Outras situações previstas em lei.

 

DA AVALIAÇÃO DAS VIAGENS E AGÊNCIAS DE TURISMO

 

Após a realização da viagem os usuários receberão uma notificação para avaliar a viagem realizada, avaliações essas que serão disponibilizadas para os demais usuários do aplicativo. As agências iniciarão com nota 05 e com base na avaliação do usuário terá seu número reduzido ou aumentado, sendo que a pontuação máxima é 05.

 

As avaliações serão para fins de informação, para que possam ter conhecimento em relação a experiências de outros usuários.

 

DA DECLARAÇÃO DE HABILITAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TURISMO

As agências de turismo declaram, sob as penas da lei que são aptas a realizar viagens turísticas em todo território nacional e no exterior, possuindo toda e qualquer autorização e licenças para prestação de seus serviços, e que compromete-se a obter autorizações, certificações, licenças e cadastros, conforme as normas de sua localidade, que constituam um requisito ao regular desempenho da
atividade turística

 

ATUALIZAÇÕES

Os nossos Termos de Uso poderão ser atualizados, sempre visando o melhor atendimento e proteção aos nossos clientes.